quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Preparativos para o Batizado





A querida leitora Flávia me pediu dicas sobre batizado. A principio fiquei meio “assim” porque não gosto entrar em questões religiosas. Cada um tem a sua e eu respeito. Mas nada me custa em falar dos preparativos da festa: roupa, comida, convidados, lembrancinhas e afins. Então vamos lá:

Quando fazer e quem convidar:
A data ideal da festa é quando seu bebê tem lá pelos 3 meses de idade. Você ainda está de licença, pode ter mais tempo para organizar a festa e facilmente você pode encontrar roupinhas nas lojas para essa ocasião. Para bebês mais velhos a coisa fica mais difícil.

Os convidados devem ser da família e amigos muito próximos. Convenhamos que não é um programa incrível ir num batizado. Quem vai é por que gosta de você mesmo. Por isso não force a amizade, não convide um milhão de pessoas que você mal conhece.

Onde fazer e a que horas:
A celebração é na igreja, é óbvio. Mas a festa pode ser na sua casa mesmo. Se seu “AP” for muito pequeno faça no salão de festa ou na casa da vovó. O ideal é realizar a cerimônia de manhã e oferecer um almoço depois. Tudo isso no fim-de-semana, é claro.

A roupinha branquinha
Muitas famílias têm uma roupa especial que é passado de irmão para irmão, primo para primo. Na minha é assim. Meu filho foi batizado com a roupa da família. Gosto disso, já que se trata de uma cerimônia tradicional que sejamos tradicionais. Não tente ser “moderninha” numa cerimônia de mais de mil anos. Caso sua família não tenha essa tradição você só precisa comprar uma roupinha bonita branca. Listei algumas lojas abaixo que têm boas opções:
La e Lu
D. Tonetti
Paola da Vinci
Monne
Va...Lutin
Salamemingue
Dona Borboleta

Comes e Bebes
Como já falei o ideal é oferecer um almoço. Se você for bem prendada ou tiver uma ótima cozinheira pode fazer você mesma. Prefira pratos leves porque combinam mais com a ocasião. Se esse não é seu caso você pode encomendar tudo numa roticerie e só colocar para esquentar.Outra opção é contratar um buffet de crepes suíços ou massas. E a sobremesa? Fácil: sirva docinhos e um bolo ou um pavê gelado no verão ou uma torta quente com sorvete no inverno.
Listei abaixo alguns fornecedores para facilitar a sua vida:

Crepes e Massas
Bom Crepe
Christian Formon


Rotisserias
La Torresina
R. Galeano Revoredo, 76
Itaim Bibi
T. 3167 2443 /3079 0945

Alimentari
R. Pedroso Alvarenga, 500
Itaim Bibi
T. 3167 3609

Tatini
Rua João de Souza Dias, 307
Campo Belo
T. 11 5535-0237 ou 5535-5039

La Vera Pasta
R. Canário, 501
Moema - São Paulo - SPFone: (11) 5051-3912

Bologna
R. Augusta, 379
Consolação Fone: (11) 3256-1108

Empório Santa Maria
Av. Cidade Jardim, 790
Jardim Europa Fone: (11) 2102-7700

Mesa III
R. Alves Guimarães, 1464
Pinheiros Fone: (11) 3872-9958

Neka to Go
R. Fidalga, 98
Vila Madalena
T. (11) 3816 1039

Sanduíches e quiches:

Dona Alcinda

Doces e bolos decorados
Brigadeiro
Sweet Mary

Bebidas
Sirva algo que combine com almoço: espumante, caipirinhas vinho, cerveja, sucos e refrigerentes. Uísque só combina com noite. Guarde para outra ocasião.
Aqui vai um boa loja com bons preços:
Rei dos Whiskys

Convites e lembrancinhas
Não se trata de um mega evento. Então o convite deve ser no mesmo nível informal da festa. Você pode simplesmente ligar para as pessoas. Mas na era da internet o bom e velho e-mail sempre ajuda. Faça uma coisa simples no seu computador, peça para um amigo habilidoso fazer. Mas se você não tiver talento nem alguém com essas habilidades no seu ciclo de amigos aqui vão alguns fornecedores:
Paperchase

As lembrancinhas também podem ser feitas por você mesma. Na região da 25 ade março eles vendem pequenos tercinhos que já vem numa caixinha. Basta um lacinho e um cartãozinho e já está pronta. Mas se também quiser encomendar aqui vão mais fornecedores:
Kits & Cards
Peppermint Place
Sweet Brazil
Atelier Minatti

Bom gente é isso. Mais dúvidas sugestões e críticas usem ferramenta dos comentários
Bj
Laura

Um comentário:

Santiago disse...

Muito útil esta postagem, meus parabéns! Algumas famílias ficam perdidas na hora dos preparativos para o batizado e com certeza estas dicas ajudarão!