sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Cancun – Tudo que você precisa saber para curtir.


Fui a Cancun pela primeira vez há 12 anos. As lembranças dessa viagem me fizeram voltar com a minha nova família. Tudo está muito diferente, algumas coisas para melhor, outras nem tanto. A primeira coisa que eu notei foi que a praia mudou muito. Me lembro de entrar no mar e ver o fundo a metros de profundidade. Hoje a água não é mais transparente. Continua azulzinha e limpinha, mas turva como se tivesse colocado leite. A faixa de areia também diminuiu muito. Alguns hotéis perdem a sua “praia” às 15h e todo mundo é obrigado a se mudar para a piscina.Fiz uma mini investigação com os moradores locais e eles disseram “ Ah, depois do último furacão, nada é mais como antes”. Outra mudança foi a lista dos melhores hotéis. Hoje é bem diferente. Vou falar disso mais tarde. Mas antes de continuar vamos voltar então para o começo.

Antes de embarcar

O visto.

Pode começar a xingar, mas para ir a Cancun precisa de visto do México. E vou avisando para você se preparar, é chato para chuchu. Não tanto quanto o americano, mas o suficiente para tirar seu humor.

A primeira coisa a fazer é agendar na internet um horário. Prefira sempre os primeiros que é mais fácil de ser atendida. Depois providencie os documentos necessários como:
·      passaporte (é obvio mas tem gente que não leva),
·      RG;
·      CPF;
·      comprovante de residência (conta de luz, gás, água);
·      copias das páginas com a foto e com vistos do seu passaporte, principalmente se você tiver o visto americano.
·      comprovante de renda que pode ser: holerite, carteira de trabalho, extrato do da movimentação bancária, imposto de renda, ou todas as anteriores se você tiver.

Agora vem o mais complicado: as pegadinhas. Mas você não vai cair nessa porque eu vou te contar. TIRE COPIA DE TUDO. Eles não avisam de todas no site e se você não tiver alguma,vai ter que sair para fazer.

Outra pegadinha: as crianças precisam de copias dos comprovantes de renda dos pais. E ainda precisa de uma copia do seu RG com um copia da certidão de nascimento deles para comprovar a filiação (eu sei que é estúpido já que tem o passaporte).

Armada disso tudo poder ir que vai ser relativamente rápido. Ah, as crianças precisam ir junto e prepare-se para tirar a pior foto que você já tirou na sua vida.

Escolhendo o pacote

Cancun é um destino bem comum nas agencias de viagem. Por esse motivo tem uma infinidade de pacotes para lá. A maioria deles é de 6 a 7 noites e inclui o aéreo, o hotel, o seguro viagem e algumas coisinhas mais como traslados e drinks de boas vindas.

Os preços são bem convidativos. Principalmente se você comparar com o preços de resorts famosos no Brasil como Club Med, Summerville, Nanai, Eco Resort....As vezes chega a ser a metade do preço com pensão completa. Alô Brasil! Assim não dá para conhecer o pais.

Mas nem tudo é flores. Para viajar barato assim tem o seu preço. E as vezes é melhor pagar mais para se aborrecer menos. As companhias aéreas mais comuns nos pacotes em conta são a Aeroméxico e a Copa Airlines. Prefira a Aeromexico porque você  vai fazer a conexão no México. No caso da Copa Airlines a conexão é no Panamá. Mas o melhor é via Miami pela American Airlines. Esse pacote é muito difícil de achar. É mais comum você encontrar associado com Orlando. Se você não encontrar de jeito nehum faça como eu tenha um bom agente de viagem que monta a sua viagem para você. O meu é o Edgar da Estur. Fale que você é minha leitora que ele vai te atender muito bem, como sempre. Além disso, se você for via Miami pode passar alguns dias lá na volta. Leve outra mala.

Outra coisa a se pensar na hora de montar a viagem é o hotel. Aí vem a pergunta: vale ou não apena o all inclusive? Minha opinião? Se você vai com crianças, vale. Mesmo que não seja para comer no hotel todo dia, a comodidade de poder ter uma comidinha sempre a mão toda hora que falar perguntar “ Mãe tô com fome” é seu sossego nas férias. Se você colocar tudo na ponta do lápis e não for um beberrão desgovernado, o preço quase empata.

Mas preste atenção: o sistema all inclusive criou atraiu um tipo de turista um pouco indesejável para os outros. Aquele que vai para beber até cair e dar show na piscina. Por isso procure os hotéis com características mais família. Eu caí num desses. Vi coisas que não queria ver.

Fiz uma lista dos hotéis que eu considero mais legais. Todos eles estão com o link do Trip Advisor para você ver a opinião de outras pessoas também.Veja só:

Fiesta Americana Coral Beach: fica no final do retão, logo na viradinha, onde o mar é mais calmo e o sol bate até umas 6h da tarde no inverno (em alguns hotéis o prédio faz sombra na praia a partir das 2h da tarde. Não e pensão completa, mas inclui o café da manhã. O Fiesta Americana Condessa, que aparece bem nos pacotes, é bom. Mas esse é bem melhor.

Dreams Cancun: fica bem ao lado do Fiesta Americana Coral Beach, mas apesar disso tem o mar ainda mais tranqüilo. Isso porque eles tem uma baia particular que diminui a fúria das ondas. Em alguns momentos do dia fica uma piscina.Bom para crianças até 3 anos. Outra atração do hotel são seus golfinhos particulares. Não seu se nadar com eles está incluso na diária. Acho que não. O sistema é all inclusive.

Club Med Cancun: sou fã da rede. Porque você pode ir para qualquer lugar do mundo e vai encontrar alguma similaridade entre eles. GO’s bem animados, quartos confortáveis mas sem luxo e comida para dar e vender. Maravilhosa? Não. Ruim? Longe disso. Além disso o Mini Club é imbatível. Se você tem um filho de 4 a 11 anos esse é o lugar. O Club Med de Cancun fica entre uma lagoa e a praia bem pertinho do aeroporto. Também all inclusive.

Beach Palace: esse é o mais luxuoso de todos. Bem decorado, um quarto hiper confortável. O outro hotél da rede o Cancun Palace também é legal, mas esse tem a melhor localização. O Sun Palace não tem uma boa localização.

Você vai perceber que esses hotéis não são muito comuns nos pacotes. Aquilo que eu falei. O bom sempre custa um pouco mais caro. Não tem milagre.

Se você quiser saber sobre os hotéis preferidos dos pacotes como Park Royal, todos os Oasis e todos os Riu, me mande um e-mail que eu te conto.

Passeios

Você deve estar se perguntando. Mas a idéia não era ficar deitada no hotel sem fazer nada? Sim. Mas têm alguns passeios que merecem que você levante o seu traseiro da espreguiçadeira. Não são nada baratos, mas vale. Vá em pelo menos um. E se tiver que escolher eu sugiro Xel Ha. Todo mundo vai falar para você ir a XCaret, mas Xel Ha é mais especial. Se você puder vá nos dois.Mas que diabos é X....? Ah, sorry. São parques aquáticos naturais onde você pode ir relaxar, nadar com os golfinhos, apreciar a vista, visitar os cenotes e ver lindos peixinhos coloridos mergulhado. Não precisa de mais nada, não é? Coloquei algumas fotos de Xel Ha acima para você ver.

Minha dica para os passeios é agende no seu hotel. Não caia nos descontos oferecidos pelo pessoal do aeroporto que te enchem de informação quando você ainda está tonta do avião, nem no pessoal que te aborda nos shoppings e na rua sem cerimônia. No hotel é mais seguro. E apesar de mais caro contam com um seguro contra o mau tempo. Se chover, eles devolvem o seu dinheiro ou trocam o dia.

Tem ainda o Xplor para quem gosta de aventuras, e a visita aos sítios arqueológicos Maias Chichén Itzá e Tulun. Mas esses passeios não combinam com criança pequena. E ainda tem Isla mujeres, Cozumel, Snorkeling Adventure, Selvatica....

 

 

Ah, e nadar com os golfinhos. Esse programa tem em Xel Ha, Xcaret e também em Cancun no Aquário que fica dentro de um Shopping chamado La Isla. Aliás o maior, melhor é único que vale a pena centro comercial de Cancun.

 

Eu acho uma boa idéia você fazer isso no aquário. Primeiro porque você não perde tempo nos parques, que tem uma infinidade de coisas para fazer e depois porque é mais barato, mais tranquilo. Você pode fazer numa manhã ou numa tarde e voltar para o hotel e curtir o resto do dia. Não precisa viajar.

 

Se locomovendo em Cancun

 

Cancun na verdade é uma retona com uma curva. Um L para ser mais clara. Existem ônibus que ficam indo e voltando nesse L. De um lado da rua ele vai para uma direção, se você atravessar a rua pode pegar o ônibus que vai para a outra direção. Assim você vai e vem de uma ponta a outra. Mas esse transporte foi uma das coisas que piorou muito da ultima vez que eu fui. Antes era bem civilizado, usado basicamente  pelos turistas. Hoje é um buzão mesmo. com a população local e motoristas que saem arrancando antes de você conseguir descer (Cuidado com as crianças! Eles estão nem aí). Mas mesmo assim acho que é melhor que um taxi. Os trajetos não duram nem 5 minutos e você só paga 1 dolar por pessoa. Respire e vá fundo.

 

Ultima dica: Acho que é uma boa também ficar em outros lugares da Riviera Maia. Acho que Cancun que perdeu um pouco da sua alegria. Você vai pagar menos e vai poder fazer os mesmos passeios. Fiquei pensando nisso.

 

Amanhã vou falar de Miami. Aguardem!

 

 

 

 

28 comentários:

Anônimo disse...

Muito boas as suas observações. gostaria que voce pudese me dizer quais são as impressoes do hotel Gran Oasis Cancun. Pretendo fechar o pacote essa semana e ainda estou em dúvidas quanto ao hotel.

Obrigada
Alessandra

Laura Florence disse...

Oi Alessandra,

O Gran Oasis é um hotel grande como diz o nome e diria para você: honesto. Não é maravilhoso nem tem a melhor praia. Mas está longe de ser uma tragédia. Muitas pessoas reclamam que o restaurante fica muito longe e tem que andar bastante. Ele também não é um hotel que tem uma boa recreação para as crianças. Mas se você vai só com adultos e quer passear bastante está muito bom. Não sei quanto a comida, mas nunca ouvi reclamações. Fiquei nele a muito anos atrás e o sistema ainda não era all Inclusive. Se você for conte pra gente como foi. bj

Anônimo disse...

Oi Laura!

Obrigada pela ajuda. Essa semana fechei outro hotel, o Le Meridien, consegui um preço muito bom e me pareceu ter uma boa relação custo-benefício. Depois posto aqui minhas impressões.

Alessandra

Unknown disse...

Oie Laura, mto legal o testo!
Estou querendo ir para cancun em novembro para lua de mel, estava praticamente certo que ficaria no Oasis Cancun, mas hj fiquei sabendo que a agua do mar nesse hotel nao é tao azulzinha. Vc sabe me dizer e sabe algo sobre esse hotel?
Obrigada!
Isabella

Fabi disse...

Oi Laura!

Estou indo para cancun de lua de mel agora em julho. O que vc me diz sobre o hotel Grand Oasis Viva. Pelo que vi, ele fica no KM 9,5. Aguardo um retorno.
Obrigada!
Fabi

Unknown disse...

Olá Laura,

Parabéns pelo blog!

Eu e minha noiva iremos para cancun em outubro, passar nossa lua de mel, gostaria de saber sua opinião sobre o hotel Park Royal.

Obrigado.

Unknown disse...

Olá! Também gostaria de saber sua opinião sobre o hotel Park Royal.

Obrigada!

Fernando Martins disse...

olá.... qual hotel que vc ficou e foi uma zona?

abraco

Anônimo disse...

Oi Laura, Vou para cancun em setembro de lua de mel, fechei o beach palace, mas estou em dúvida se não deveria mudar para o Riu palace. Vc sabe me dizer com é a praia do Beach palace? O que você achou do riu palace?

Obrigada

Anônimo disse...

Nao sei com criança, mas Tulun eh um lugar inesquecivel! E quando eh epoca das tartarugas desovarem? Eh tanta beleza!

Dr. Gustavo Padron Lahan disse...

Olá Laura. Irei em Novembro de 2010 para Cancun. È uma boa época? Roupas tem bom preço lá? É perigoso na zona hoteleira?
Desde já agradeço
Gustavo

vanemoreschi disse...

ola...vou pra cancun dia 24 de nov e vou sozinha...o que vc acha??? muiot perigosoo???
vou ficar no be live viva beach....

Laura Florence disse...

Oi Vane, vá descansada. Não é muito perigoso. Você não tem que muito que fazer fora do hotel, a não ser os passeios. Não conheço o hotel que vc vai ficar. Aproveite e não deixe de me contar como foi.
bj

chris disse...

Oi Laura
Estou programando viajar com minha mae em setembro e estou pensando em ficar no Beach Palace.
Vi que vc indica este hotel. Pergunto se a qualidade da comida e bebidas servidas são boas,se há restaurantes a la carte ou se são buffet.
Parabens pelo Blog,muito legal.
Um abraço

Laura Florence disse...

Cris, a rede Palace é uma das melhores de Cancun. Nunca fiquei no Beach, mas acho que segue o padrão dos outros. A comida é farta e ok. As bebidas são ok, tb. Não espere beber um vinho bom incluso no pacote. Se quiser algo mais sofisticado peça por fora. As informaçãos sobre o sistema de alimentação devem estar no site do hotel. Mas o mais comum é ter buffet. Vá descansanda, aproveite os passeios, afinal se você estivesse procurando alta gastronomia não iria para Cancun, iria para Paris, bj.

milena disse...

Oie laura estou indo para cancun no periodo de 08/09 a 18/09 desse ano em lual de mel. O que voce acha do mes de setembro para cancun chove muito, e os furacoes???? Voce acha que 10 dias e suficiente??? Ficarei no Fiesta americana condessa o hotel e bom??? Algum passeio em especial voce acha legal para quem esta em lua de mel??? Roupa e eletronico e legal de comprar em cancun???

Bjin

milena disse...

Mas uma perguntinha onde e melhor de trocar dolar americano pela moeda do local??? No banco de la ou em casa de cambio??? Voce sabe mais ou menos a cotacao???

Laura Florence disse...

Milena, vamos por partes: 10 dias é até demais. Dá pra fazer todos os passeios e ainda curtir uns dias sossego no hotel. Seu hotel é otimo. Pode ir tranquila. Em relação ao clima, não sei informar. Procure no blog do Ricardo Freire: http://www.viajenaviagem.com/. Cancun não é um lugar para compras. Tem um shopping mas é bem caído. O melhor mesmo é o freeshop. Um dos melhores que já fui. Nunca troquei dolar pela moeda local. Mas se precisar, todos os hoteis tem esse serviço.

bj

milena disse...

Oie laura muito obrigada pelas informacoes

Juliana disse...

Laura..adorei o teu blog, bem objetivo e pratico.
Estou escolhendo um hotel para ficar em Cancun, mas que tenho tudo incluido e que o mar seja calmo pois estou indo com criança...estou insegura.. qual me recomenda ?

Juliana

Gininha e Bruno disse...

Oi Laura, legal seu blog....era tudo o que eu estava precisando...Bem, vou a cancun e miami o carnaval do ano que vem e vou pegar o mesmo voo que vc pegou da AA....a dúvida é sobre o hotel me cancaun....achei uma oferta muita boa para o ME CANCUN. vc conhece? tem alguma indicação.....queria que mar fosse calmo n hotel...enfim....obrigada

Sabrina disse...

Oi Laura,
Gostaria de saber sobre o Hotel Sun Palace. Vc fez um comentário que não tem boa localização. A praia é ruim? É bom para criança? Obrigada pelas informações.
Sabrina

Juliana disse...

Pessoal
Voltei de Cancun recentemente.
Os Hoteis com mar calma para crianças são o Riu Cancun ( onde fiquei ) Riu Palace, Dreans. Ficam perto de tudo. De resto ou é longe , ou é com mar batido.
Abçs

Tatiana Amorim disse...

Oi Alessandra,
Vou ficar seis noites e sete dias no hotel Grand Riviera Princess all inclusive e gostaria de saber o que vc acha do hotel e como tenho poucos dias o que deveria fazer. Queria muito ver os golfinhos e comprar, onde devo fazer isso? E a noite onde sugere que eu vá? E se for a noite o taxi é muito caro. Como o hotel é all inclusive não vale a pena sair muito durante o dia, mas queria fazer um city tour, nadar com golfinhos, fazer umas comprinhas básicas e lembranças e sair ao menos 2 noites. O que vc sugere?
Grata,
Tatiana Amorim

Tatiana Amorim disse...

Laura, me ajude!!!! Preciso fazer meu roteiro. Bjs

Tatiana Amorim disse...

Será que Laura nos abandonou? Vejo q ela não tem respondido os recados. Laura nos responda, please!!!
Tatiana Amorim

Laila Dietrichkeit disse...

Quero deixar claro que não pensa de visto pro méxico. Procurem a embaixada mexicana, quase tive um ataque cardíaco pq a viagem é em dois dias e vc me solta uma informação falsa dessas... tire do ar esse post!!!

jasonbob disse...

golden goose outlet
golden goose
off-white
birkin bag
adidas yeezy
goyard handbags
air jordan shoes
pandora
paul george shoes
yeezy