segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tirar as Fraldas. Paciência, seu filho vai conseguir.


Aproveitando a dúvida da Christiane para o Dr Luiz Guilherme:
“Gostaria de saber quando e como é o correto para começar a tirar a fralda da minha pequena. Ela tem 1 ano e 4 meses”, resolvi fazer um post especial sobre tirar as fraldas. Para mim, esse processo foi mais uma batalha. Apesar de tudo que estudei nos livros, das dicas dos pediatras, das professoras da escola e das minhas amigas, meu filho tirou as fraldas só com 4 anos.
Para o Brasil isso é um escândalo. Mas para países como os EUA é mais que normal. Existem explicações a para isso: o calor, o alto custo das fraldas descartáveis (principalmente para pessoas de países subdesenvolvidos) e a falsa idéia de que quanto mais inteligente a criança, mais rápido ela vai tirar as fraldas.
Mesmo sabendo disso, me senti derrotada. As pessoas não são boazinhas, conselhos em tom de crítica chegam aos seu ouvidos sem piedade. Até as pessoas da sua família fazem isso. Minha recomendação é: feche seu ouvido para os outros e abra para seu filho. Escute, observe e não force. No final, é ele quem decide, por maior que seja seu esforço. Não tenha medo de voltar atrás para esperar pelo momento que ele esteja mais preparado.

Veja as dicas do Dr. Luiz Guilherme para essa missão:

A retirada das fraldas ocorre em torno dos 2 anos e meio de idade. Um ano e 4 meses é muito precoce, não é proibido, mas a criança precisa apresentar alguns sinais que mostram que ela está preparada. São eles:
Os 14 sinais de desenvolvimento para a hora adequada da retirada das fraldas (A criança não precisa apresentar todos para iniciarmos o processo!)
1. Ser capaz de seguir comandos em duas etapas (Ex.: “tire sua calça e vá ao banheiro!”)
2. Saber falar duas frases (Ex.: “adeus cocô”)
3. Imitar suas ações (Ex.: varrer o chão)
4. Entender causa e efeito (Ex.: entender algumas razões sobre as vantagens de controlar os esfíncteres)
5. Ter vontade de lhe agradar quando você pede algo
6. Demonstrar poucas características birrentas ou de luta por poder
7. Demonstrar vontade de ser independente e autônomo em suas atividades de cuidado próprio (Ex.: insiste em se alimentar sozinho, tenta tira r as roupas sozinho)
8. Mostrar orgulho e posse sobre seus pertences (Ex.: “meu carro”, “meu cocô”)
9. Poder andar com facilidade
10. Ser capaz de abaixar as calças sozinho
11. Conseguir sentar-se sozinho por 5 minutos sem ajuda
12. Conseguir controlar o esfíncter anal/urinário em alguns momentos (Ex.: urina em grande quantidade em alguns momentos ao invés de urinar pouco com mais freqüência)
13. Demonstrar desconforto e reconhecer que a fralda está molhada de urina ou suja de fezes
14. Mostrar sinais de urgência para urinar ou evacuar (Ex.: expressão facial, sair correndo para um canto)
O jeito que cada criança retira as fraldas é particular para cada um. Geralmente há uma certa perda de urina e fezes no início, mas faz parte do processo. O que não se deve fazer é repreender a criança por ter "perdido" fezes ou urina em lugar público. Lembre-se que ela está em fase de treinamento!
Abs.

Completando a dica do meu irmão, gostaria de recomendar as fraldas Pull Ups da Huggies para esse processo. Elas imitam uma calcinha/cuequinha . Seu bebê pode puxar para ir ao banheiro, mas se alguma “escapadinha” tudo bem. Ela protege como uma fralda. O preço é saldado. Mas funciona bem para quando você está fora de casa.

3 comentários:

nomundodachris disse...

Ola Laura, muito obrigada pelas dicas.
Foi justamente em função de "as pessoas não serem boazinhas" que fiz essa pergunta.Como mãe de primeira viagem já comecei a escutar "quando vc vai começar a tirar as fraldas?" por achar tb precoce e que resolvi perguntar por não saber. Um amiga próxima começou a torar com 1 ano e cinco meses.
Mas muito obrigada pelas dicas, me certifiquei de que meu instinto de mãe não está errado

Anônimo disse...

Oi Laura,

estou em pleno processo!!! Meu filho está com 2 anos e 2 meses e estou tentando. As dicas acima foram úteis! O ítem 6... vai ficar devendo!! Tenho medo dele ficar obstipado se tirar o dia todo, assim estou tirando só até o fim da tarde.
Debora.

Coisas de Miguel disse...

oi Laura,
adorei essa dicas viu...estou passando por esse processo agora, Miguel tem 2 anos e 10 meses e ainda esta meio resistente para começar o desfralde, mas não vou força-lo, uma hora ele vai ter que tirar né....mas as dicas foram super importantes....assim que eu começar venho contar o nosso progresso...
beijão querida