segunda-feira, 10 de março de 2008

Chá de Bebê


A querida leitora Liliane gostaria de saber onde encomendar e o que servir no chá de bebê. Obrigada Liliane por se pronunciar. Queridas leitoras vocês são muito tímidas! Eu sei que vocês freqüentam o blog (tenho uma ferramenta que avisa quantas pessoas entram por dia), mas muito pouca gente cometa! Ninguém faz pergunta! Ora garotas, vamos nos comunicar! Bom, depois do desabafo, voltamos ao assunto. A pergunta da Liliane me fez pensar que nunca fiz um “post” sobre chá de bebê. Então lá vai ele:

O chá de bebê é uma tradição que há muitos anos só incluía mulheres. Hoje, vale de tudo: com homens, sem homens, de dia, de noite, com brincadeiras, sem brincadeiras, com bebidas alcoólicas ou sem. O importante é que a festa tenha a cara da família que espera o bebê. Mas algumas regrinhas ainda continuam valendo:

Quem oferece o chá de bebê nunca é a mãe da criança. Pode parecer caretice, mas fica mais elegante que outra pessoa determine que presentes os convidados vão levar. Além disso, é uma maneira das pessoas próximas demonstrarem seu carinho para mãe e filho. Isso não significa que a mãe não possa ajudar nos preparativos nem que escolha que presentes quer ganhar, ela só não precisa ser a anfitriã.

O chá de bebê é uma festa íntima, para os mais chegados. Não transforme isso num evento no nível de uma recepção de casamento.

Não é muito educado pedir presentes muito caros. Os presentes de chá de bebê são coisas simples como produtos de higiene, babador, mamadeira e outras coisinhas. Até porque o chá de bebê é como o chá de cozinha. O presente do chá de cozinha não substitui o presente de casamento. Da mesma forma o presente de chá de bebê não exclui o de quando o bebê nasce. Haja presente.


Preparativos
A melhor data para o chá de bebê é lá pelo sétimo mês de gestação. Mais tarde corre o risco do bebê nascer antes. E mais cedo você ainda não sabe o que vai faltar na lista do bebê. Marque a data com antecedência para não virar uma correria. Grávidas não são boas para isso.

Você já deve ter várias candidatas a organizadoras do seu chá de bebê. Se você não quiser escolher uma só, pode eleger um comitê. Desde que os membros desse comitê sejam conhecidos. Não é hora de incentivar novos laços de amizade.

Para escolher o lugar, antes faça a lista de convidados. Com ela, você vai poder ter uma idéia melhor de que tipo de espaço vai precisar. Existem inúmeros bons lugares para fazer um chá de bebê. Um deles é o salão de festa. Têm espaço, não suja a casa de ninguém e deixa os convidados mais à vontade. Outra idéia legal, que eu ouvi da minha amiga Flavia, é fazer numa dessas casas de chá. Está tudo lá, é só curtir a comilança.

Com o local definido o próximo passo é pensar nos comes e bebes

Comes e bebes
Como já falei antes, o tipo da comida vai depender do tipo de festa que você escolheu. Se for um chá-balada à noite, você vai ter que incluir bebidas alcoólicas e comidinhas que combinem com elas como canapés, torradas com patês, mini quiches entre outras sugestões.

Se for uma festa só com mulheres ou à tarde você pode servir sucos e mini sanduíches seguidos de bolo e alguns docinhos.

Não tem regra. Já fui num chá de bebê que tinham barraquinhas de festa de criança. Faça o que você tiver vontade. Se você estiver feliz, com certeza seus convidados vão ficar da mesma forma. Segue uma lista de sugestões de fornecedores:

Sanduíches e quiches:
Fina Farinha
Dona Alcinda

Pizzas:
Mercatto
Monte Verde
Pizza Bros
Pizza Boa
Buffet da Pizza

Barraquinhas e salgadinhos:
Buffet Banana Azul
Buffet Bicho Grilo
João Onofre

Crepes:
Bom Crepe
Crepes Requinte
Sweet Pepper

Buffet em casa
Cia da Trufa
Christian Formon

Bolos decorados e docinhos:
Luana Massi
Mariza doces
Ana Decora
Maria Iraildes
Samira Galisi
Seli Rigazzi
Isabela Suplicy
Tudo Doce
Patrícia Schmidt
Fabiola Toschi
Bonita Bolos
Caramelada
Lucila Andrade
Sweet Mary

Convites
Hoje em dia não têm como ignorar o e-mail. É uma maneira prática de convidar. Faça um convite virtual bonito que faz tanto efeito quanto o impresso.Mas para algumas pessoas não custa ter uma opção em papel. Vovós e titias adoram ter como recordação. Se você tiver recursos, recomendo que faça você mesma. Não tem jeito mais original. Caso contrário, aqui vão alguns endereços para encomendar seu convite:
Casa 8
Papeteria
Santa Festa Convites
Cartes d’Art
Paperchase
Kits and Cards
Tinoca
Art Papiê
Paperview
Cards by Paty

Vale também um telefonema da organizadora da festa para pessoas que ainda não entraram na era da Internet.

O convite deve ser enviado com no mínimo 15 dias de antecedência para as pessoas terem tempo suficiente para comprar o presente. Não se esqueça de colocar o nome da criança, caso você já tenha escolhido. Se você ainda não escolheu, mas sabe o sexo, coloque também essa informação no convite. Isso vai ajudar os convidados na hora de comprar o presente.

Lembrancinhas
Já é uma tradição. Além da lembrancinha de casamento, de nascimento e de festa infantil a lembrancinha de chá de bebê já é bem popular. Faça se tiver vontade. Mas não exagere. A lembrancinha deve estar no nível da festa. Como se trata de uma festa informal e íntima que não combina com superproduções. No próximo post vou dar uma lista enorme de endereços de lembrancinhas de todos os tipos.


Lista dos Presentes
Lugar definido, comida encomendada, agora lista dos presentes.
O melhor é fazer uma lista numa loja conhecida com vários endereços pela cidade. Facilita a vida de todo mundo. Esta opção também é melhor porque não é preciso determinar quem dá o que, são os convidados que escolhem o que vão dar. Bem mais chique.

Aqui vão alguns endereços de lojas que fazem lista.
Alo Bebê
Best Baby
Petit Bebe
Extra
Eco Baby
BB Trends

Algumas dessas lojas também oferecem o serviço pela internet.

Caso você prefira determinar o que cada um vai dar, seja um pouco flexível. Por exemplo: peça mamadeiras grandes. Não precisa determinar a marca, nem o modelo. Um pedido muito especificado pode causar um transtorno na vida do convidado. Vai que ele não acha exatamente o que você quer. O melhor mesmo é não pedir nada no convite. Você pode apenas colocar os endereços das lojas que tem a lista e o telefone ou e-mail de quem está organizando a festa para que os convidados possam ligar para saber o que você quer ganhar.

Para montar uma boa lista de presente, faça um “check-list” de tudo o que você já comprou, assim vai descobri o que está faltando. Em todo caso aqui vai uma lista para ajudar você a se inspirar.

Produtos de Higiene:
Fraldas (só não peça tamanho G e GG porque vai demorar pelo menos uns 6 meses pro seu bebê usar. Enquanto isso você vai ficar guardando aquele pacote enorme que não encaixa em lugar nenhum. E além do mais não estamos em guerra. Fralda têm até pela internet e não custa mais os olhos da cara)
Shampoo
Sabonete Neutro
Lenços Umedecidos
Pomada antiassaduras
Kit Manicure

Produtos de Alimentação:
Mamadeiras (poucas porque você nem sabe se seu bebê vai usar)
Colher com ponta macia (apesar de demorar uns 4 mêses para usar não tem o tamanho de uma fralda)

Conjunto de talheres para viagem
Pratinhos (prefira os que têm ventanas em baixo, assim o bebê não joga longe. Alguns têm até tampa e servem para viagem)
Potes para papinha
Esterilizador de mamadeira
Aquecedor de mamadeira
Recipientes térmicos para mamadeiras e papinha

Enxoval e roupinhas
Capa/ colchonete de carrinho
Mantas para passeio
Mantas de frio (prefira as anti-alergicas)
Fraldas de pano
Toalhas com capuz
Conjuntos de lençol
Fronhas avulsas
Body e mijão
Meias

Outros
Luz Noturna
Tapa sol de carro

O que eu não pediria: protetor de seios, bomba tira leite e pomadas para rachadura nos seios, por serem pedidos constrangedores. E chupeta e itens religiosos por serem polêmicos.

Outra dica:
Não se esqueça de registrar o momento. Dê essa missão para uma pessoa da família. Você vai estar muito ocupada para isso. Essas fotos vão ser muito importantes caso mais tarde você queira fazer um álbum dos preparativos da chegada do bebê.

É isso meninas. Se alguém quiser dar mais dicas ou contar sua história o espaço está aberto. Comentem!

11 comentários:

Zazou disse...

Minha dica é uma matéria que fala exatamente um monte de dicas legais de como organizar um chá de bebê ou fraldas bem legal e animado, com uma boa lista e detalhes de brincadeiras para fazer com suas amigas em:

http://www.zazou.com.br/home.asp?id=56

Espero ter ajudado. Divirta-se e aproveite seu chá!

Anônimo disse...

Eba :D obrigada pelas dicas, facilitou mto a minha vida rs beijos Liliane

Flavia disse...

Oi gente, o meu chá foi no sábado 15/03 e foi muito legal. Chamamos os amigos, homens e mulheres, meu marido tocou algumas músicas no violão, fiz uma mesa de vidro com bolos, docinhos e pães a metro, e salgados assados, além de brigadeiro de colher. Pedimos fraldas e lenços umedecidos e de lembrança, ofereci bem-nascidos. Ficou elegante e simples. O mais legal foi um livro onde todos deixaram lindas mensagens para o bebê. Apesar dos gastos serem equivalentes ou maiores do que o que se ganha, vale muito à pena, pois é uma reunião inesquecível, onde celebramos a vinda de alguém muito especial...

Laura Florence disse...

Oi Flávia,

O livro é realmente uma boa idéia.
Boa sorte no seu parto. Continue frequentando o blog!
Abraço,

Laura

Anônimo disse...

encontrei este blog procurando idéias de lembrancinhas de maternidade e
gostaria de dar mais uma sugetsão sobre o chá de bebê. Como minha
primeira
filha (que chega em outubro) é primeira em tudo (neta, sobrina,
bisneta,
etc) de ambos os lados da família, foi uma corrida ao shopping center
quando demos a notícia. Felizmente, o que ela não ganhou nós tivemos
condições de comprar, não sobrando quase nada para o chá de bebê. Então
minha irmã publicitária nos presenteou com uma excelente idéia: vai nos
dar
um chá de bebê beneficente, assim eu posso reunir os amigos e família
para
dividir com eles este momento especial e ainda ajudar mães e bebês não
tão
sortudos quanto nós. cada um pode trazer o que quiser, inclusive
roupinhas
usadas que não servem mais. Fica aí a idéia para quem, como nós, já tem
de
tudo mas ainda assim quer curtir seu chá de bebê.
um abraço e parabéns pelo blog
Patricia Leal

Lygia disse...

Eu gostaria de dicas para um cha de bebe sem as famosas brincadeiras... Não curto pagar mico, ficar pintada, de barriga exposta, sabe? Muitosa na familia estão me cobrando um chá, mas querem as brincadeiras... Existe uma solução pra fazer esse evento de forma simples e sem brincadeiras?
Obrigada,
Lygia.

Laura Florence disse...

Oi Ligia, como eu já disse no post quem decide se vai ter ou não brincadeira é vc. Eu também não aguentaria. No meu cha de bebê não teve. Foi ótimo. Convidei homens e mulheres para um agradável happy hour. As pessoas foram chegando e colocando os presentes na entrada. Não pedi nada para ninguém, apenas fiz uma lista na Alô bebê para facilitar a vida dos que nunca compraram um presente para um bebê na vida. A festa rolou como qualquer festa, amigos, família risadas e comidinhas. Niguém sentiu falta de brincadeiras

Ministério da saúde disse...

Olá blogueiro,

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Obrigado pela colaboração!

Ministério da Saúde

marceloreis disse...

Olá,
Somos DollyDolly, Empresa que trabalha no ramo de eventos e animação de festas ha 15 anos fazendo Chá de Bebê, chá de cozinha, aniversários...Estamos lançando nossa linha de Lembrancinhas para ocasiões especiais uma mais fofa que a outra.
Queremos um contato para uma matéria ou um anuncio em seu site. Se tiver um tempinho conheça nosso trabalho:
www.dollydolly.com.br
Aguardamos seu contato.
Grato por sua atenção
Equipe Dolly Dolly
www.dollydolly.com.br
Fones 11 3263-1059 / 9568-3775
São Paulo – SP

Aline Babycub disse...

Nossa Laura, que post genial!
Vai ajudar a todas as mamães de primeira viagem a não esquecer de nenhum detalhe para o chá de bebê!

Parabéns

Aline da Babycub

Buffet em Domicílio disse...

O melhor lugar para fazer o chá de bebê é em sua própria casa, ou no salão de festas do seu condomínio. E para servir os convidados? Temos o Buffet em Domicilio para você não se preocupar com isso!