Nos primeiros dias do bebê é comum a mãe se sentir um pouco insegura em deixar o bebê dormindo sozinho no quarto dele. Nessa hora, o cestinho de bebê (uma espécie de mini-berço) é um bom acessório. Ele pode ficar ao lado da cama dos pais durante a noite. Mãe, bebê e o papai dormem mais tranqüilos. Mas devo advertir que esse acessório deve ser utilizado com muito critério. Fazer o bebê dormir no quarto dos pais não pode virar um habito. Isso, em longo prazo, não é bom nem para a criança, muito menos para os pais e principalmente para o casamento. Por isso, sugiro que durante o dia o cestinho deva ser deixado no quarto do bebê para o cochilo diurno. Assim seu filho já vai se acostumando com o ambiente. E ele deve dormir definitivamente no quarto dele por volta do primeiro e segundo mês de vida. Segue abaixo alguns lugares onde encontrar um cestinho de bebê.
Meninas, dessa vez não vou fazer rodeios. Muita gente me pede uma indicação de fornecedores de lembrancinhas. Então, resolvi fazer uma seleção. Quem tiver outra indicação, por favor, contribua para engordar a lista.
A querida leitora Liliane gostaria de saber onde encomendar e o que servir no chá de bebê. Obrigada Liliane por se pronunciar. Queridas leitoras vocês são muito tímidas! Eu sei que vocês freqüentam o blog (tenho uma ferramenta que avisa quantas pessoas entram por dia), mas muito pouca gente cometa! Ninguém faz pergunta! Ora garotas, vamos nos comunicar! Bom, depois do desabafo, voltamos ao assunto. A pergunta da Liliane me fez pensar que nunca fiz um “post” sobre chá de bebê. Então lá vai ele:
O chá de bebê é uma tradição que há muitos anos só incluía mulheres. Hoje, vale de tudo: com homens, sem homens, de dia, de noite, com brincadeiras, sem brincadeiras, com bebidas alcoólicas ou sem. O importante é que a festa tenha a cara da família que espera o bebê. Mas algumas regrinhas ainda continuam valendo:
Quem oferece o chá de bebê nunca é a mãe da criança. Pode parecer caretice, mas fica mais elegante que outra pessoa determine que presentes os convidados vão levar. Além disso, é uma maneira das pessoas próximas demonstrarem seu carinho para mãe e filho. Isso não significa que a mãe não possa ajudar nos preparativos nem que escolha que presentes quer ganhar, ela só não precisa ser a anfitriã.
O chá de bebê é uma festa íntima, para os mais chegados. Não transforme isso num evento no nível de uma recepção de casamento.
Não é muito educado pedir presentes muito caros. Os presentes de chá de bebê são coisas simples como produtos de higiene, babador, mamadeira e outras coisinhas. Até porque o chá de bebê é como o chá de cozinha. O presente do chá de cozinha não substitui o presente de casamento. Da mesma forma o presente de chá de bebê não exclui o de quando o bebê nasce. Haja presente.
Preparativos A melhor data para o chá de bebê é lá pelo sétimo mês de gestação. Mais tarde corre o risco do bebê nascer antes. E mais cedo você ainda não sabe o que vai faltar na lista do bebê. Marque a data com antecedência para não virar uma correria. Grávidas não são boas para isso.
Você já deve ter várias candidatas a organizadoras do seu chá de bebê. Se você não quiser escolher uma só, pode eleger um comitê. Desde que os membros desse comitê sejam conhecidos. Não é hora de incentivar novos laços de amizade.
Para escolher o lugar, antes faça a lista de convidados. Com ela, você vai poder ter uma idéia melhor de que tipo de espaço vai precisar. Existem inúmeros bons lugares para fazer um chá de bebê. Um deles é o salão de festa. Têm espaço, não suja a casa de ninguém e deixa os convidados mais à vontade. Outra idéia legal, que eu ouvi da minha amiga Flavia, é fazer numa dessas casas de chá. Está tudo lá, é só curtir a comilança.
Com o local definido o próximo passo é pensar nos comes e bebes
Comes e bebes Como já falei antes, o tipo da comida vai depender do tipo de festa que você escolheu. Se for um chá-balada à noite, você vai ter que incluir bebidas alcoólicas e comidinhas que combinem com elas como canapés, torradas com patês, mini quiches entre outras sugestões.
Se for uma festa só com mulheres ou à tarde você pode servir sucos e mini sanduíches seguidos de bolo e alguns docinhos.
Não tem regra. Já fui num chá de bebê que tinham barraquinhas de festa de criança. Faça o que você tiver vontade. Se você estiver feliz, com certeza seus convidados vão ficar da mesma forma. Segue uma lista de sugestões de fornecedores:
O convite deve ser enviado com no mínimo 15 dias de antecedência para as pessoas terem tempo suficiente para comprar o presente. Não se esqueça de colocar o nome da criança, caso você já tenha escolhido. Se você ainda não escolheu, mas sabe o sexo, coloque também essa informação no convite. Isso vai ajudar os convidados na hora de comprar o presente.
Lembrancinhas Já é uma tradição. Além da lembrancinha de casamento, de nascimento e de festa infantil a lembrancinha de chá de bebê já é bem popular. Faça se tiver vontade. Mas não exagere. A lembrancinha deve estar no nível da festa. Como se trata de uma festa informal e íntima que não combina com superproduções. No próximo post vou dar uma lista enorme de endereços de lembrancinhas de todos os tipos.
Lista dos Presentes Lugar definido, comida encomendada, agora lista dos presentes. O melhor é fazer uma lista numa loja conhecida com vários endereços pela cidade. Facilita a vida de todo mundo. Esta opção também é melhor porque não é preciso determinar quem dá o que, são os convidados que escolhem o que vão dar. Bem mais chique.
Caso você prefira determinar o que cada um vai dar, seja um pouco flexível. Por exemplo: peça mamadeiras grandes. Não precisa determinar a marca, nem o modelo. Um pedido muito especificado pode causar um transtorno na vida do convidado. Vai que ele não acha exatamente o que você quer. O melhor mesmo é não pedir nada no convite. Você pode apenas colocar os endereços das lojas que tem a lista e o telefone ou e-mail de quem está organizando a festa para que os convidados possam ligar para saber o que você quer ganhar.
Para montar uma boa lista de presente, faça um “check-list” de tudo o que você já comprou, assim vai descobri o que está faltando. Em todo caso aqui vai uma lista para ajudar você a se inspirar.
Produtos de Higiene: Fraldas (só não peça tamanho G e GG porque vai demorar pelo menos uns 6 meses pro seu bebê usar. Enquanto isso você vai ficar guardando aquele pacote enorme que não encaixa em lugar nenhum. E além do mais não estamos em guerra. Fralda têm até pela internet e não custa mais os olhos da cara) Shampoo Sabonete Neutro Lenços Umedecidos Pomada antiassaduras Kit Manicure
Produtos de Alimentação: Mamadeiras (poucas porque você nem sabe se seu bebê vai usar) Colher com ponta macia (apesar de demorar uns 4 mêses para usar não tem o tamanho de uma fralda) Conjunto de talheres para viagem Pratinhos (prefira os que têm ventanas em baixo, assim o bebê não joga longe. Alguns têm até tampa e servem para viagem) Potes para papinha Esterilizador de mamadeira Aquecedor de mamadeira Recipientes térmicos para mamadeiras e papinha
Enxoval e roupinhas Capa/ colchonete de carrinho Mantas para passeio Mantas de frio (prefira as anti-alergicas) Fraldas de pano Toalhas com capuz Conjuntos de lençol Fronhas avulsas Body e mijão Meias
Outros Luz Noturna Tapa sol de carro
O que eu não pediria: protetor de seios, bomba tira leite e pomadas para rachadura nos seios, por serem pedidos constrangedores. E chupeta e itens religiosos por serem polêmicos.
Outra dica: Não se esqueça de registrar o momento. Dê essa missão para uma pessoa da família. Você vai estar muito ocupada para isso. Essas fotos vão ser muito importantes caso mais tarde você queira fazer um álbum dos preparativos da chegada do bebê.
É isso meninas. Se alguém quiser dar mais dicas ou contar sua história o espaço está aberto. Comentem!