quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Chega de bagunça

Todo final de ano tiro alguns dias para por ordem na casa. Arrumo os armários, separo as roupas para doação, organizo os papeis, os brinquedos do meu filho e ainda conserto ou levo para consertar tudo que esta quebrado. Essa faxina anual me deixa exausta, mas o trabalho vale a pena. Sinto que o ano que vem começa melhor. Acho também que faço um bem para meu filho, que aprende desde pequeno como é melhor viver numa casa em ordem. Por isso, recomendo que você faça o mesmo. Já desenvolvi minhas própria técnicas de organização. Sou um pouco neurótica com limpeza e ordem (espero que meu marido não leia essa confissão). Mas se você anda não sabe por onde começar aqui vão algumas dicas.

  1. Organize seu tempo. Veja quanto tempo você dispõe e depois determine o numero de horas/dias em que você vai gastar com cada cômodo. Não se sobrecarregue. Não invente de arrumar muita coisa em pouco tempo. Eu já fiz isso. Tirei tudo de todos os armários para arrumar num só dia. As 10h da noite ainda estava na função. Tive vontade de chorar. Faça um cronograma leve e procure segui-lo. É fundamental para o sucesso da tarefa.
  1. Providencie 3 caixas ou sacolas grandes.
  • para doação
  • para jogar fora
  • para guardar em outro lugar.

Mantenha-as sempre perto para agilizar a arrumação. Quando mudar de cômodo procure na ultima caixa o objetos pra guardar naquele espaço.

  1. Use roupas confortáveis e invente alguma atividade para as crianças deixarem você trabalhar. Se elas forem maiores dê a elas funções simples como jogar coisas nas caixas. Crianças adoram ser ajudantes.
  1. Compre panos de limpeza descartáveis e bons produtos. Você não precisa ter mais trabalho do que já tem.
  1. Se possível consiga ajuda. Alguém para, por exemplo, limpar os armários por dentro enquanto você organiza o que vai voltar para dentro.

Alguma dúvida? Pergunte a especialista em organização Cristina Papazian. Ela respode perguntas no site da Casa.com da editora Abril.

Outro site interessante é o Bbel com dicas para você organizar toda sua casa.

Veja também outras matérias sobre o assunto:

http://veja.abril.com.br/230604/p_120.html

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT949641-1655,00.html

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT949996-1664,00.html

http://revistacasaejardim.globo.com/Casaejardim/0,25928,EJE1475962-2183-3,00.html

http://casa.abril.com.br/casaclaudia/livre/0551/dicas.shtml

Gostou? Quer se aprofundar mais em técnicas de organização? Então lá vão algumas dicas de leitura: Organize-se e Casa Limpa e Arrumada ambos de Donna Smallin, Acabe com a Bagunça de Cynthia Ewer e a Casa da Chris de Chris Campos.

Se você ficou cansada só de pensar, talvez seja bom contratar um profissional para te dar um ânimo.

Veja alguns nomes:

Organização de armários.

Organiza seus closets, armários, cozinhas, dispensas, o quarto dos filhos e até o do futuro bebê.




Casa Organizada

Atende com hora marcada, 9946-5047. Organiza closets. Cobra por hora.


Cristina Papazian


Atende com hora marcada, 9304-1092. Arruma qualquer armário. Só não organiza papeis, arquivos pessoas e biblioteca. Cobra por armário.

Egger & Tranjan


Atende com hora marcada, 3758-2412 
A empresa gerencia toda a rotina doméstica. Treina empregados, ensina a manter a geladeira abastecida, organiza os CDs e a biblioteca.

Organize-se. A vida fica mais leve!

Nenhum comentário: