sábado, 19 de maio de 2012

Bolo Embrulhadinho – Memória Afetiva





(minha festa de aniversário de 3 anos. Eu sou essa de maria chiquinha)

Não é preciso voltar a falar como as festas infantis mudaram. Já foi assunto de muitos posts. Mas se existe alguma coisa que eu sinto saudade mesmo é do bolo embrulhadinho, bem molhadinho que ficava dentro da caixa de isopor decorada. Quem nasceu na década de 60, 70 e 80 sabe do que eu estou falando. Essa semana voltei a lembrar dessa delícia da infância por causa de uma das mães de um grupo que eu participo no Facebook. Ela quer fazer um piquenique para o seu filho e queria encomendar o tal do bolo molhadinho. Não sei quem faz, mas tenho a receita. E já que se trata de uma lembrança das festas de antigamente faz mais sentido colocar mão na massa ao invés de simplesmente fazer um telefonema.

Segue a receita:

Ingredientes:
4 ovos
2 colheres de manteiga sem sal
1 ½ xícara de açúcar
2 ½ de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
 150 ml de suco de laranja 
50 ml de leite
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado
Raspas de laranja à gosto

Modo de fazer:
Bata as 4 gemas com a manteiga e açúcar, até ficar bem clarinho. Depois acrescente a farinha de trigo, o suco de laranja e o leite alternadamente sempre batendo. No final, junte 1 colher de sopa de fermento em pó e as 4 claras batidas em neve. Coloque numa forma retangular untada com farinha e asse no formo pre-aquecido à 200º até que o interior fique sequinho. Verifique com um palito.

Logo após retirar do formo, comece a umedece o bolo. Fure todo o bolo com um garfo e regue com a mistura de
de leite condensado e leite de coco. Espere esfriar, corte o bolo em quadradinhos do tamanho que desejar, passe pela mistura de leite de coco e condensado e depois sobre o coco. Embrulhe em papel alumínio e leve à geladeira até o momento de servir.