terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dr. Luiz Guilherme Florence


Atendendo a pedidos aqui vão mais iformações sobre o Dr. Luiz Guilherme Florence:

Áreas de atuação
Membro da equipe de pediatra da unidade de pronto atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein
Pediatra e membro da equipe do PROVE (Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Terapeuta da clínica do Instituto Sedes Sapientiae
Membro do Grupo de estudos sobre desenvolvimento e comportamento infantil do Hospital Israelita Albert Einstein
Membro da equipe de pediatria da creche do Hospital Israelita Albert Einstein
 
Formação
Graduação e residência em Pediatria pela Faculdade de Medicina do ABC
Especialização em Urgências e Emergências em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
Pós Graduação em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae
Observership em pediatria geral e pediatria de urgência nos EUA (University of South Florida - Tampa - Florida - USA)

Consultorio:
Rua Dr. Jesuíno Maciel, 345, Campo Belo, São Paulo - SP.
Tel.: (11) 5090-0100

Nova Edição do Baby Bum


Gente,

Eu não perco esse evento. Acho que vocês tb não podem perder.
As roupinhas são lindas!

Acesse: http://www.babybum.com.br/

sábado, 24 de outubro de 2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Resposta do Dr. Luiz Guilherme sobre Regurgitadas


Adriana disse...

Estou com uma dúvida em relação as golfadas do meu filho. Ele agora está com 4 meses e golfava muito pouco até então e pouca quantidade em cada golfada. Mas agora, de mais ou menos 1 semana pra cá, ele tem golfado com frequência (quase todas as vezes em que mama, ele só mama no peito) e uma quantidade razoável. Isso é normal ou devo me preocupar ? Obriga
da.


Oi Adriana, a criança com 4 meses ainda pode regurgitar com frequência, não se preocupe. Fique atenta se ele fica nervoso após cada episódio ou se ele "leva isso numa boa", sem reclamar. Pode ser que ele esteja, mamando mais que o estômago aguenta, já que a criança não tem um controle sobre sua saciedade e pode ser mais gulosa, principalmente agora que ele deve sugar e mamar com mais força e facilidade. Outra coisa que pode estar acontecendo é que ele esteja com algum tipo de infecção viral que solta um pouco o intestino (diarréia), dando uma sensação de "empachamento" e, por consequência, aumentando os episódios de refluxo.


É isso aí, um abraço, Luiz Guilherme.







segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tirar as Fraldas. Paciência, seu filho vai conseguir.


Aproveitando a dúvida da Christiane para o Dr Luiz Guilherme:
“Gostaria de saber quando e como é o correto para começar a tirar a fralda da minha pequena. Ela tem 1 ano e 4 meses”, resolvi fazer um post especial sobre tirar as fraldas. Para mim, esse processo foi mais uma batalha. Apesar de tudo que estudei nos livros, das dicas dos pediatras, das professoras da escola e das minhas amigas, meu filho tirou as fraldas só com 4 anos.
Para o Brasil isso é um escândalo. Mas para países como os EUA é mais que normal. Existem explicações a para isso: o calor, o alto custo das fraldas descartáveis (principalmente para pessoas de países subdesenvolvidos) e a falsa idéia de que quanto mais inteligente a criança, mais rápido ela vai tirar as fraldas.
Mesmo sabendo disso, me senti derrotada. As pessoas não são boazinhas, conselhos em tom de crítica chegam aos seu ouvidos sem piedade. Até as pessoas da sua família fazem isso. Minha recomendação é: feche seu ouvido para os outros e abra para seu filho. Escute, observe e não force. No final, é ele quem decide, por maior que seja seu esforço. Não tenha medo de voltar atrás para esperar pelo momento que ele esteja mais preparado.

Veja as dicas do Dr. Luiz Guilherme para essa missão:

A retirada das fraldas ocorre em torno dos 2 anos e meio de idade. Um ano e 4 meses é muito precoce, não é proibido, mas a criança precisa apresentar alguns sinais que mostram que ela está preparada. São eles:
Os 14 sinais de desenvolvimento para a hora adequada da retirada das fraldas (A criança não precisa apresentar todos para iniciarmos o processo!)
1. Ser capaz de seguir comandos em duas etapas (Ex.: “tire sua calça e vá ao banheiro!”)
2. Saber falar duas frases (Ex.: “adeus cocô”)
3. Imitar suas ações (Ex.: varrer o chão)
4. Entender causa e efeito (Ex.: entender algumas razões sobre as vantagens de controlar os esfíncteres)
5. Ter vontade de lhe agradar quando você pede algo
6. Demonstrar poucas características birrentas ou de luta por poder
7. Demonstrar vontade de ser independente e autônomo em suas atividades de cuidado próprio (Ex.: insiste em se alimentar sozinho, tenta tira r as roupas sozinho)
8. Mostrar orgulho e posse sobre seus pertences (Ex.: “meu carro”, “meu cocô”)
9. Poder andar com facilidade
10. Ser capaz de abaixar as calças sozinho
11. Conseguir sentar-se sozinho por 5 minutos sem ajuda
12. Conseguir controlar o esfíncter anal/urinário em alguns momentos (Ex.: urina em grande quantidade em alguns momentos ao invés de urinar pouco com mais freqüência)
13. Demonstrar desconforto e reconhecer que a fralda está molhada de urina ou suja de fezes
14. Mostrar sinais de urgência para urinar ou evacuar (Ex.: expressão facial, sair correndo para um canto)
O jeito que cada criança retira as fraldas é particular para cada um. Geralmente há uma certa perda de urina e fezes no início, mas faz parte do processo. O que não se deve fazer é repreender a criança por ter "perdido" fezes ou urina em lugar público. Lembre-se que ela está em fase de treinamento!
Abs.

Completando a dica do meu irmão, gostaria de recomendar as fraldas Pull Ups da Huggies para esse processo. Elas imitam uma calcinha/cuequinha . Seu bebê pode puxar para ir ao banheiro, mas se alguma “escapadinha” tudo bem. Ela protege como uma fralda. O preço é saldado. Mas funciona bem para quando você está fora de casa.

Mais uma resposta do Dr. Luiz Guilherme


Gostaria de saber sobre hipospádia. Qual a melhor idade para ser feita a cirurgia? A cirurgia em dois tempos é necessária ou atualmente é possível obter-se o mesmo resultado em um tempo?

No Brasil a operação para a correção da hipospádia (que é um tipo de defeito congênito do "canal" urinário) é realizada partir dos 3 anos e até os 5 anos de idade, pois há menos risco cirurgico. Nos EUA a cirurgia é feita até antes, isso porque eles aproveitam para corrigir a hipospádia quando vão corrigir a fimose (postectomia = nome da cirurgia de correção da fimose). Atulamente, as hipospadias sao corrigidas em um só tempo. Apenas casos mais graves de hipospádias proximais (ou seja, mais próximas da base do pênis e mais distantes de sua extremidade), ou em caso de reoperacoes pode se utilizar a técnica em 2 tempos.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sorriso do Gato no Brands Club


Gente, Mais uma dica de comprinhas na rede: brandsclub.com.br

Algumas Respostas do Dr Luiz Guilherme Florence


Gente conforme prometido aqui vão as respostas a algumas perguntas feitas para o meu irmão, pediatra, Dr. Luiz Guilherme Florence. Se você quiser perguntar, faça na parte dos comentários.

Minha filha, hoje com 5 meses, sempre dormiu bem... acordava para mamar, voltava a dormir, e desta forma dormia 11h a 12h. Agora, quando muito dorme 8h ao todo. Esta mais acordada... o que fazer para ela dormir mais? Em primeiro lugar gostaria de te dizer que dormir essas 8 horas já está de bom tamanho, não é o ideal mas é muito normal acontecer isso nessa fase. Com essa idade a criança costuma acordar mais mesmo e querer interagir com as outras pessoas durante o dia, aproveite isso, talvez ela tenha mais sono a noite. Aproveite também para criar alguns hábitos que ajudam no que chama mos "higiene do sono": horário para dormir, dormir no próprio berço, respeitar o ritmo da noite e da casa (conciliar com os horários dos pais) e, mais importante, ajudá-la a criar mecanismos próprios para se conter sozinha durante a noite, o que não é muito costumeiro acontecer antes dessa idade, pois o vínculo da criança com os pais é maior. Você pode utilizar alguns meios para que sua filha conquiste sua independência do sono, tais como chupeta, uma fraldinha, algum consolo seu (pela voz ou algum carinho, mesmo sem retirá-la do berço.). Outra coisa que pode estar acontecendo, principalmente se você perceber que ela dorme umas seis horas seguidas entre o fim da tarde e a madrugada, é que ela fique com fome na noite, nesse caso aconselho acordá-la em torno das 22h para oferecer uma mamadeira ou o peito, isso pode ajudá-la a dormir mais a noite. É isso. Talvez existam outras coisas que estejam acontecendo com ela que ainda não abordei, fique a vontade em continuar nossa conversa. Um abraço!

Há alguma forma de tirar o vício de sugar o dedo? Meu filho tem quase três anos e ouço opiniões acerca do tema por dentistas que me dizem que é preciso esperar os cinco anos para que a criança entenda e ajude na eliminação do hábito. É isso mesmo? Gostaria de interceder antes...Obrigada.
Tente oferecer um "objeto transicional", tipo uma fralda um urso de pelúcia ou algo do genêro. Não fique muito "em cima" dele com esse assunto e tente perceber em que momento ele chupa o dedo, ou seja qual a função que esse gesto tem na vida dele. É para confortá-lo a noite? É um comportamento opositor ao seu desejo? Tipo uma birra? Ele tem algum irmão ou irmã mais nova que o fez fazer isso? Acho que você tem razão quanto a já começar a pensar mais sobre esse assunto, um abraço, Dr. Luiz Guilherme.


Minha filha apresenta muitos episodios de alergia, nossa frequencia em dermatologista, alergistas e emergencias é alta. Realmente alugmas vezes somente corticoides conseguem amenizar os sintomas. Gostaria de ter mais explicações sobre o efeito negativo desses medicamentos.
Nunca é bom usar corticóides por períodos prolongados, tanto na pele quanto por boca, geralmente acima de 10 a 14 dias já entramos nessa situação. Seu uso prolongado pode causar atrofias na pele, alterações hormonais, diabetes, pressão alta, aumento de pêlos, entre outras, porém ele pode ser uma das únicas opções para o tratamento da doença em uma fase aguda, ou seja ele pode ser um mau necessário. Entretanto, existem algumas opções para tratamento profilático, ou seja, um tratame nto que previna o aparecimento de mais lesões na pele ou episódios de chiado no peito, que nao são feitos a base de corticóides, ou se são, como no caso de doenças pulmonares, o corticóide é absorvido em sua maior parte no órgão afetado, não causando prejuízos mesmo com o uso prolongado. Talvez valha a pena pensar nessas opções com o pediatra da sua filha, um abraço!�

Olá, minha dúvida é sobre suplementação vitamínica e de ferro, tenho uma menina de 8 meses e o pediatra diz que não se faz de rotina, mas tenho muitos filhos de conhecidos que usam, há indicação como profilaxia? E exames de rotina no primeiro ano, algum o senhor aconselha que seja feito? Obrigada pela oportunidade.
Realmente, são muito raros os caso s em que é necessária a suplementação vitamínica e de ferro nessa fase. A Academia Americana de Pediatria preconiza um screening de hemograma e checagem de estoques de ferro com nove meses de idade, mas a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não. O que é normalmente seguido aqui no Brasil é o seguinte: se sua filha come razoavelmente bem e faz uso de leite artificial (Nan, aptamil...) não há necessidade de suplementação de ferro, pois esses leites são enriquecidos já são enriquecidos com essa substância. Agora, se ela só mama no peito, a SBP recomenda o uso de ferro profilático sim, até os dois anos de idade. O uso de Adtil (vitamina A e D) é recomendado para crianças, até os dois anos de idade, que vivam em lugares em que não há uma exposição ao sol constante. Bom, fora isso não se faz outro tipo de suplementação de rotina. Um abraço!

Ma Poupee no Coquelux


Mãe de meninas não percam. Tem coisas lindas. Acessem: coquelux.com.br.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pergunte ao Dr.


Meu irmão é pediatra. E dos bons. Apesar de não ser o pediatra oficial do meu filho (porque ele não quis misturar as coisa. Tio é tio. Médico é outra pessoa), é para ele que eu ligo na madruga ou em qualquer outro aperto. Sempre comentei com ele que seria legal se ele pudesse contribuir com o blog. Hoje ele almoçou comigo e voltei a falar no assunto. Aí ele me disse: “Tá, do que você quer que eu fale” pensei: “ Fale do que mais amargura as mães... das duvídas mais freqüentes...sei lá...” Ele me olhou e disse: “Ai, são tantas coisas... Portanto vou fazer o seguinte. Está aberta a temporada de perguntas desse blog. Pode perguntar que o Dr. Luiz Guilherme vai responder. Aproveite a consulta é de graça.

domingo, 11 de outubro de 2009

Devido ao sucesso - Mais corujas do Etsy






A primeira é Oliver Owl e as outras quatro são do Fong's Studio.


$65.00 USD

Lifes a Hoot Owl and Tree Felt Mobile - Custom Colors

O Livro do Bebê Feliz – 50 Coisas que toda Mãe Deveria Saber





Desde que virei a conselheira nº1 dos meu amigos quando o assunto é o nascimento de um bebê, a pergunta que mais ouço é “ O que eu dou para recém-nascido que já tem tudo?” As vezes conheço a família e posso ajudar de maneira mais efetiva. Mas na maioria delas, o bebê é filho de pessoas desconhecidas. Portanto tenho pensar num presente neutro, bom pra todo mundo. Fiquei pesando nesse assunto e cheguei a conclusão de quem precisa mais de presente, carinho e atenção, não é o bebê, é a mãe. E o melhor presente para uma mãe nesse momento é “Eu sei, eu te entendo”. O livro da editora Alles Trades - “O Livro do Bebê Feliz – 50 Coisas que toda Mãe Deveria Saber” de Rachel Hale cumpre bem essa missão. Ele é delicado, com fotos lindíssimas e mensagens reconfortantes para quem está vivendo esse momento intenso que incluir mais uma pessoa na família. Um presente lindo, adequado e prático porque você encontra em qualquer livraria. Confira.